Christmas Standard Delivery Deadline 12/18
: :
Get up to 50% Off! Code: MXSHIP Ends: 12/12 Details
Apply
  1. Help

Lírica Canoniana Autobiografia

Hello, you either have JavaScript turned off or an old version of Adobe's Flash Player. Get the latest Flash player.

Lírica Canoniana Autobiografia - Page Text Content

FC: Lírica Camoniana Autobiografia

1: É sobretudo nos poemas de carácter autobiográfico que mais podemos descortinar a pessoa de Cames. O poeta apresenta-se como um ser diferente, perseguido pela má sorte, por um destino cruel. "...afirma-se que toda a obra lírica de Cames se centra na evocao de um itinerário pessoal, assinalado pelo Engano e pelo Desengano, pela Carncia e pela Culpa, pela amargura do desconcerto..."

3: Batista-Bastos publicou uma "entrevista" imaginária em que as respostas as perguntas sao feitas de poemas de Luís de Camoes

4: - Camoes, voce parece ser um homem triste. - Tudo passei; mas tenho tao presente/ A grande dor das cousas que passam/ Que as magoadas iras ensinaram/ A nao querer já nunca ser contente. ( Do soneto "Erros meus, má fortuna,amor ardente) - Pode definir o amor, voce, que foi a ele dado? - Amor e fogo que arde sem se ver,/ E ferida que doi e nao se sente;/ E um contentamento descontente;/ E dor que desatina sem doer./ E um nao querer mais que bem querer,/ E um andar solitário entre a gente. (Do soneto "Amor e fogo que arde sem se ver)

5: - A sua vida foi, portanto, dificil? -Em prisoes baixas fui um tempo atado,/ Vergonhoso castigo de meus erros;/ Inda agora arrojando levo os ferros,/ Que a Morte, a meu pesar, tem já quebrado./ Sacrifiquei a vida a meu cuidado,/ Que Amor nao quer cordeiros nem bezerros;/ Vi magoas, vi miserias, vi desterros,/ Parece que estava assi ordenado. (Do soneto "Em prisoes baixas fui um tempo atado)

6: - Mas acredita na permanente transformaao das coisas, na transformacao do Mundo? -Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades,/ Muda-se o ser, muda-se a confianca;/ Todo o Mundo e composto de mudanca,/ Tomando sempre novas qualidades. (Do soneto "Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades) - No entanto, voce, parece um homem preocupado. - Tanto de meu estado me acho incerto,/ Que em vivo ardor tremendo estou de frio;/ Sem causa, juntamente choro e rio;/

7: O mundo todo abarco e nada aperto./ E tudo quanto sinto um desconcerto;/ Da alma um fogo me sai, da vista um rio;/ Agora espero, agora desconfio,/ Agora desvario, agora acerto. (Do soneto "Tanto de meu estado me acho incerto")

Sizes: mini|medium|large|jumbo
mdanielasousa
  • By: mdanielasousa
  • Joined: almost 7 years ago
  • Published Mixbooks: 1
No contributors

About This Mixbook

  • Title: Lírica Canoniana Autobiografia
  • Dê a seus colaboradores uma idéia sobre o que criar para este Mixbook.
  • Tags: None
  • Published: almost 7 years ago

Get up to 50% off
Your first order

Get up to 50% off
Your first order